Seminário "Explicações: relações com a Escola e a Sociedade".
O seminário: “Explicações: relações com a Escola e a Sociedade" constituiu um espaço de reflexão sobre a dimensão internacional e nacional das explicações e suas relações com a escola e a sociedade.
Na sessão de abertura, os oradores referiram algumas questões sobre o papel das explicações privadas na educação; o conhecimento adquirido pelos alunos na escola e a necessidade de garantir o sucesso escolar a todos; a relação entre o tempo despendido pelos pais e famílias à atividade profissional e o apoio dado na educação dos seus filhos/educandos; o agravamento das desigualdades de oportunidades na escola pública. Na sua intervenção, Laborinho Lúcio teceu considerações em torno da temática do Seminário e deixou um conjunto de interrogações com vista a uma reflexão mais aprofundada acerca da necessidade e dos limites da regulação do fenómeno das explicações.
Sessão de Abertura. Álvaro Laborinho Lúcio -Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça ,Paulo Jorge Ferreira - Reitor da Universidade de Aveiro, Domingos Fernandes - Presidente do Conselho Nacional de Educação e António Neto Mendes -Coordenador da Comissão Especializada Permanente Escola e Sociedade do Conselho Nacional de Educação |
Vídeo Abertura - Intervenções de António Neto Mendes, Domingos Fernandes, Paulo Jorge Ferreira e Álvaro Laborinho Lúcio
Na conferência da manhã Shadow education from an international perspective, Mark Bray levantou questões éticas decorrentes da diversidade das explicações e de provedores, desde pequenas empresas até multinacionais, mas também questões de justiça e equidade.
Apresentou, igualmente, casos de países e de governos com abordagens diferentes relativamente às explicações, incluindo a proibição, a regulamentação e a adoção de políticas de mercado livre.
Destacou ainda o trabalho de agências internacionais, como a OCDE com o PISA, que têm procurado monitorizar o fenómeno das explicações em todo o mundo e medir o seu impacto nas aprendizagens dos alunos.
Apresentação Mark Bray
Vídeo Conferência
Livro Confrontando o sistema educacional na sombra, Mark Bray
No Painel 1, relativo ao fenómeno das explicações em Portugal, os oradores referiram a expansão global e a diversificação da oferta (explicadores e métodos) das explicações um pouco por todo o mundo, o crescimento das ofertas online, alguns dos motivos para a sua frequência, os desafios associados, incluindo os diferentes níveis de preparação dos estudantes, o custo financeiro para as famílias, a ocupação de tempo e a sobrecarga na vida dos estudantes, mas também o equilíbrio entre os princípios da liberdade e da igualdade.
Painel 1. Alexandre Ventura - Universidade de Aveiro, Dora Fonseca - Universidade de Aveiro, Virgínio Sá - Universidade do Minho, Leonor Torres - Universidade do Minho. | ||
Vídeo Painel 1
Apresentação Alexandre Ventura
Apresentação Leonor Torres
Apresentação Virgínio Sá
No Painel 2 “Explicações: Quando, Como, Porquê e Para Quê?”, os oradores referiram alguns dos motivos para a procura de explicações, entre os quais o apoio na realização das tarefas e dos trabalhos de casa, a superação de dificuldades na aprendizagem, a melhoria de classificações, a preparação para exames e avaliações. Foram apresentadas as várias modalidades de explicações, incluindo em grupo, individuais e online e o crescimento desta última durante a pandemia. Referiu-se que a procura por explicações começa desde os primeiros anos escolares, mas há um aumento significativo no ensino secundário, principalmente no início do ano, no final do primeiro período e próximo aos exames finais.
Painel 2. José Carlos Pereira - Responsável pela Sala de estudo “MathSuccess”, Íris Serrado Ventura - Estudante do Ensino Secundário, José Augusto Palhares -Universidade do Minho, António Castel-Branco - Presidente do Conselho de Escolas, Mariana Carvalho - Presidente da CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais |
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Apresentação António Castel-Branco
Apresentação José Carlos Pereira
Na Conferência da tarde “Explicações para a reprodução, caminhos para a transformação”, Pedro Abrantes destacou a relação intrínseca entre as explicações (aulas de reforço) e o insucesso escolar enquanto fenómeno precoce, massivo e socialmente seletivo. O orador apontou uma contradição sistémica entre os objetivos educacionais que enfatizam a inclusão, o desenvolvimento de competências e a inovação pedagógica, e o sistema de avaliação centrado em exames nacionais que prioriza a memorização e não reflete esses mesmos objetivos. Sugeriu, igualmente, alinhar-se o sistema de acesso ao ensino superior com o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, tornando-o mais coerente com os princípios orientadores.
Pedro Abrantes -Universidade Aberta e ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa |
Apresentação Pedro Abrantes
Nas Conclusões e encerramento, António Neto Mendes destacou a tensão entre o espaço público e privado na educação e defendeu que uma sociedade democrática e inclusiva não pode abdicar de princípios que garantam que algumas decisões não sejam deixadas exclusivamente ao espaço privado. Enfatizou ainda a importância da equidade na educação e como as explicações privadas podem afetar essa equidade e que as lógicas de mercado na educação podem agravar as desigualdades sociais.
Domingos Fernandes ressaltou a pertinência do debate sobre educação e a importância de torná-lo mais relevante e pertinente. Reconheceu a territorialização das políticas públicas enquanto oportunidade para um maior envolvimento das comunidades na transformação da educação. Por último, deixou uma nota otimista sobre as oportunidades e desafios na educação e a importância de partilhar e divulgar o debate realizado.
Sessão de Encerramento. Domingos Fernandes - Presidente do Conselho Nacional de Educação e António Neto Mendes -Coordenador da Comissão Especializada Permanente Escola e Sociedade do Conselho Nacional de Educação |
O momento musical foi da responsabilidade dos alunos do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA).
Momento Musical. Ana Barros, voz e Lucas Campos, viola | ||
Vídeo Momento musical
Fotos: Rute Perdigão | ||