O Concurso “Escola Alerta!” é uma iniciativa do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e destina-se a crianças da educação pré-escolar e a jovens dos ensinos básico e secundário que, em conjunto com os seus professores, desenvolvam ideias e projetos com o objetivo de eliminar barreiras e limitações e promover uma escola mais inclusiva, na qual todos aprendam.
Nesta homenagem, a revista Quadrante, de investigação em educação matemática, homenageou Leonor Santos através de um dossiê com quatro artigos em que são apresentados e discutidos aspetos do seu legado em quatro dos domínios em que trabalhou ao longo da sua carreira académica: Avaliação, Currículo, Formação e Práticas de Professores e Raciocínio Matemático.
O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) disponibilizou recentemente uma síntese dos resultados da avaliação do pensamento criativo, na publicação PISA 2022 Pensamento criativo. Esta foi a primeira vez que o Programme for International Student Assessment (PISA), da OCDE PISA, testou o desempenho dos jovens de 15 anos nesta área.
A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF) disponibilizou recentemente o relatório Internacionalização da Educação e Formação: desafios e oportunidades do programa Erasmus+ em Portugal, que apresenta uma avaliação do Programa Erasmus+ e um retrato da internacionalização das entidades de educação e formação em Portugal.
No âmbito dos trabalhos da Cátedra UNESCO – Futuros da Educação, realizar-se-á no dia 15 de dezembro, pelas 15h, a terceira conferência do “Ciclo de Conferências sobre os Futuros da Educação”, com António Nóvoa e Stefania Gianini, subditora Geral da UNESCO.
O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) apresentou no passado dia 5 de dezembro os resultados do Projeto PISA 2022. A sessão contou com a presença do Senhor Ministro da Educação e de Tiago Caliço, analista em educação na OCDE.