O Conselheiro David Rodrigues e Lúcia Lima Rodrigues, realizaram uma investigação, com apoio da UNESCO, a partir de um estudo de oitos casos, no Brasil e no mundo que apresenta um conjunto de políticas públicas sobre a formação contínua de professores para a educação inclusiva.
Todos os países europeus incluem o tópico da Sustentabilidade nos currículos. Na maioria dos sistemas educativos, as competências em matéria de Sustentabilidade são transversais (Comissão Europeia / EACEA / Eurydice, 2024).
O Concurso “Escola Alerta!” é uma iniciativa do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e destina-se a crianças da educação pré-escolar e a jovens dos ensinos básico e secundário que, em conjunto com os seus professores, desenvolvam ideias e projetos com o objetivo de eliminar barreiras e limitações e promover uma escola mais inclusiva, na qual todos aprendam.
A Comissão Coordenadora do Conselho Nacional de Educação (CNE), numa lógica de descentralização, reuniu “fora de portas”, no passado dia 16 de setembro, no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.
Nesta homenagem, a revista Quadrante, de investigação em educação matemática, homenageou Leonor Santos através de um dossiê com quatro artigos em que são apresentados e discutidos aspetos do seu legado em quatro dos domínios em que trabalhou ao longo da sua carreira académica: Avaliação, Currículo, Formação e Práticas de Professores e Raciocínio Matemático.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, e o Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, estiveram presentes na sessão plenária que decorreu no dia 22 de julho de 2024.