O Movimento da Escola Moderna, na sua edição anual de 2024, publica um conjunto de artigos que relatam práticas que conceptualizam o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna.
O Presidente do CNE, acompanhado pelo Coordenador da Comissão Especializada Permanente “Educação Superior, Ciência e Tecnologia”, Conselheiro António Firmino da Costa, foram ouvidos no dia 10 de outubro pelo grupo de trabalho sobre o Regime Jurídico da Instituições do Ensino Superior (RJIES), que funciona no âmbito da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República.
O Centro de Investigação de Políticas para o Ensino Superior (CIPES) com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) publicaram, no passado mês de agosto de 2024, um E-book, com os resultados do projeto de investigação, “Dinâmicas de Desigualdade no Sistema de Ensino Superior Português: Acesso, Género e Mobilidade”.
Foi recentemente publicado pela Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar o relatório final PDPSC (Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário), referente ao período de 2021 a 2023, com o título, “Áreas de Ação Estratégica das Escolas Essenciais Para a Recuperação das Aprendizagens no âmbito dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário”.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) esteve presente no Encontro Nacional DGE 2024 intitulado + Educação + Aprendizagens para todos, que decorreu no dia 2 de outubro, no Europarque, em Santa Maria da Feira.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) em parceria com a Universidade de Coimbra organizou o Seminário Lideranças escolares, quem são, o que fazem? que decorreu no dia 26 de setembro, no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.