Nilza de Sena foi nomeada Secretária-Geral do Conselho Nacional de Educação no dia 14 de agosto de 2024, assumindo funções a 5 de setembro do mesmo ano.
É Professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa e Investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP).
É doutorada em Ciências Sociais na Especialidade de Sociologia (desde 2007), Mestre em Ciência Política (desde 2001), Licenciada em Comunicação Social (desde 1998), pelo mesmo instituto e universidade.
Percorreu todos os órgãos de gestão do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (conselho científico, conselho pedagógico e conselho diretivo) sendo, desde 2017, membro do Conselho de Escola.
Exerceu recentemente funções de vice-presidente do ISCSP entre 2020 e 2024, com o pelouro da Ligação à Sociedade Civil e Apoio à Internacionalização, acumulando funções de coordenação do Instituto de Formação e Consultoria.
Foi conselheira no Conselho Nacional de Educação entre 2013 e 2020, indicada pelo PSD.
Foi vice-presidente da Assembleia Parlamentar da OSCE-PA (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa - Assembleia Parlamentar), onde antes já tinha presidido e vice-presidido à Comissão de Assuntos Económicos, Ambiente, Ciência e Tecnologia (entre 2013 e 2020).
Entre 2011 e 2019 foi deputada à Assembleia da República, eleita pelo Partido Social Democrata (nas XII e XIII Legislaturas) e vice-presidente da Comissão de Educação. Também coordenou os deputados do grupo parlamentar do PSD da Comissão de Educação e Ciência, entre 2015 e 2018.
Com forte comprometimento social, tem colaborado com inúmeras associações de pendor diverso, de onde se destacam: a cofundação do Think Tank Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS), em 2011, onde permanece como membro do board; a passagem, como conselheira da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial, entre 2011 e 2015; e várias redes de nacionais e internacionais de investigação (Associação Portuguesa de Ciência Política, European Communication Research and Education Association (ECREA), European Television History Network (ETHN).
Foi vice-presidente do Partido Social Democrata, entre 2010 e 2014.
Dirigiu com Moisés Lemos Martins a Associação Portuguesa de Comunicação (SOPCOM), onde foi igualmente membro do Grupo de Estudos de Televisivos e do Grupo de Estudos de Comunicação Política da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM).
Com Joel Frederico da Silveira, foi Vice-Coordenadora do extinto CIMDE (Centro de Investigação Media e Democracia), da Escola Superior de Comunicação Social, em projetos sobre informação televisiva em prime-time e num projeto de estudo de monitorização e programação de televisão.
Colaborou em algumas revistas científicas, tendo sido Membro do Board Editorial da edição portuguesa do Global Media Journal no biénio 2011-2012 e membro da Comissão Científica da Revista Episteme - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa (2006 e 2009).
Assumiu a coordenação de eventos científicos e académicos (conferências, colóquios, entre outros).