Estudo solicitado pela Assembleia da República através da Deliberação n.º 4-PL/2018, de 25 de julho, publicada em Diário da Assembleia da República, II Série-A, n.º 145
Realiza-se no dia 11 de março às 14:30 o Colóquio "PISA 2018 – Que implicações para as políticas educativas?", no auditório do Conselho Nacional de Educação. EVENTO ADIADO
Realiza-se no dia 20 de fevereiro às 14:30 o Colóquio "Estado da Educação – Que implicações para as políticas educativas?", no auditório do Conselho Nacional de Educação. Inscrições Encerradas dado ter sido atingido o limite de capacidade de lotação do auditório CNE.
O PISA (Programme for International Students Assessment) é um estudo trienal que avalia as literacias de alunos de 15 anos de idade em leitura, ciências e matemática. Em 2018, o PISA avaliou pela terceira vez a literacia de leitura como domínio principal. Participaram 79 países/economias do mundo e mais de 600 000 alunos. Em Portugal participaram 276 escolas, 5932 alunos e 5452 professores, de todas as regiões do país.
O “Estado da Educação 2018” (edição de 2019) apresenta uma organização distinta da de relatórios anteriores, estruturada em três partes, todas em torno da ideia de mudança na Educação.