O auditório do Conselho Nacional de Educação foi o palco escolhido para apresentação do relatório «Policy Challenges for the Portuguese Polytechnic Sector», elaborado pelo Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS), da Universidade de Twente, a pedido do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). Na mesma sessão foi ainda apresentado um memorando com as propostas do CCISP para o futuro do ensino superior politécnico portuguê […]
À semelhança das edições anteriores, o relatório "Estado da Educação 2012 - Autonomia e Descentralização" contém uma primeira parte de natureza estatística em que é estudada a evolução do sistema educativo nos últimos dez anos - da educação de infância ao ensino superior e educação de adultos - e a situação em que nos encontramos em matéria de oferta, níveis de frequência, sucesso educativo, qualidade do ensino, qualificação dos portugueses e a dist […]
“Platform 11+” foi um projeto internacional de artes performativas e visuais, desenvolvido ao longo de 5 anos letivos. A iniciativa culminou com um encontro multinacional e de avaliação que decorreu recentemente em Drammen , na Noruega, entre os dias 8 a 11 de março de 2013. O projeto envolveu 12 companhias de teatro de 11 nacionalidades europeias e centrou-se na partilha de experiências e na produção artística entre atores, escritores, artistas plásticos, profes […]
O 2º Congresso sobre 'Literacia, Media e Cidadania' vai realizou-se dias 10 e 11 de Maio de 2013 no Pavilhão do Conhecimento. A iniciativa foi do Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), constituído pelo Conselho Nacional de Educação, pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, pela Comissão Nacional da UNESCO, pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social e pelo Gabinete para os Meios de Comuni […]
No seguimento da divulgação dos estudos Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) e Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), o CNE realizou o Seminário “Avaliações Internacionais e desempenho dos alunos portugueses”.
O objetivo foi debatera importância dos estudos internacionais de avaliação e analisar os resultados alcançados pelos alunos portugueses que, nestes testes, revelaram uma ev […]