2.ª Audição aos Presidentes dos Conselhos Gerais do Ensino Superior

2010-03-10CNE News
  No âmbito do plano de acção para 2010 da 3ª Comissão Especializada Permanente do CNE (Ensino Superior, Investigação e Desenvolvimento), o Conselho Nacional de Educação promoveu uma segunda audição dos Presidentes dos Conselhos Gerais das Universidades e Politécnicos sobre o papel, composição, competências e enquadramento da experiência dos mesmos nos modelos de gestão e governança de instituições de ensino superior, introduzidos pelo Regime Jurí […]

Avaliação de Desempenho: encontro com a Profª Charlotte Danielson

2010-02-25CNE News
Consultora no domínio da educação, a Profª Charlotte Danielson, da Universidade de Princeton (EUA), esteve no CNE para falar sobre avaliação de desempenho de professores, num encontro que contou com a presença de alguns conselheiros.   Além de uma sólida formação académica e uma vasta experiência na área da Qualidade e Avaliação Docente, Charlotte Danielson é também especialista nos domínios do Planeamento Curricular, Avaliação de Desempenho e Desenvol […]

Parecer sobre ciclos curtos de Ensino Superior

2010-02-04CNE News
 O CNE aprovou um Parecer sobre o projecto de proposta de Lei que altera a Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE), no que diz respeito aos ciclos curtos de ensino superior, formulando algumas recomendações. O parecer é favorável à proposta do Governo de alteração do articulado da LBSE referente aos ciclos curtos especializados, em particular os Cursos de Especialização Tecnológica (CET), na medida em que vem permitir o alargamento das ofertas de forma […]

O CNE e a Avaliação Externa das Escolas

2010-02-03CNE News
O Conselho Nacional de Educação está a elaborar um parecer sobre a "Avaliação Externa das Escolas”, relativa aos anos lectivos 2007/2008 e 2008/2009. O CNE tomou a primeira posição pública sobre a matéria, em 2008, altura em que aprovou o Parecer n.º5/2008 sobre o processo de avaliação que decorreu até 2007.  Nesse documento, a apreciação do CNE incidiu sobretudo no processo e menos nos resultados, pois considerou-se que o número de escolas av […]