No seguimento da divulgação dos estudos Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) e Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), o CNE realizou o Seminário “Avaliações Internacionais e desempenho dos alunos portugueses”.
O objetivo foi debatera importância dos estudos internacionais de avaliação e analisar os resultados alcançados pelos alunos portugueses que, nestes testes, revelaram uma ev […]
Comunicação da Comissão Europeia ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comíté Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões: "Repensar a educação - Investir nas competências para melhores resultados socioeconómicos"
O CNE, em colaboração com a Universidade de Aveiro e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, promoveu a realização de um estudo sobre o Novo Modelo de Governança e Gestão das Instituições de Ensino Superior em Portugal, centrado na recolha e análise de opiniões dos presidentes dos Conselhos Gerais das instituições públicas. O estudo foi apresentado publicamente no Seminário "Autonomia e Governança das Instituições Públicas de Ensino Superior", realizado a 28 d […]
A Presidente do CNE reuniu-se com dirigentes de associações de estudantes do ensino superior universitário e politécnico e do Conselho Nacional da Juventude.
A reunião destinou-se a ouvir os estudantes sobre a situação do ensino superior em Portugal e o modo como perspetivam o próximo ano letivo no contexto de crise que afeta o País.
Os presentes abordaram um amplo leque de questões, desde as condições de vida dos estudantes até ao modo como se tem vindo a d […]