O Conselho Nacional de Educação disponibilizou recentemente a publicação Transformar a Educação nas Escolas: 18 Cenários de Inovação, onde são apresentados seis cenários de inovação pedagógica em contextos escolares, seis em contextos de formação inicial de docentes e seis em contextos de formação contínua.
No passado dia 23 de maio, o Presidente do CNE, Domingos Fernandes, proferiu uma uma conferência num encontro sobre questões relacionadas com a profissão docente organizado pelo Sindicato de Professores da Zona Norte (SPZN) a convite do seu Presidente e Presidente da Federação Nacional de Professores (FNE), Pedro Barreiros.
No passado dia 23 de maio, o Presidente do CNE, Domingos Fernandes, proferiu uma uma conferência num encontro sobre questões relacionadas com a profissão […]
O Presidente do CNE, Domingos Fernandes, foi um dos oradores no IV Encontro Regional da FAPA, a convite da sua Presidente, Maria do Rosário Figueiredo. O encontro realizou-se na cidade da Horta, na ilha do Faial, nas instalações da Escola Secundária Manuel de Arriaga, nos dias 16 e 17 de maio.
Educação inclusiva: entre o imperativo ético e os desafios da concretização
No âmbito do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, o Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Domingos Fernandes, concedeu uma entrevista à revista Humanitas (n.º 8, maio de 2025), na qual refletiu sobre os principais desafios da concretização da educação inclusiva, com enfoque nos alunos com deficiência intelectual no ensino obrigatório.
Considerando a inclusão […]
“Equação e poema” é o título da narrativa de uma professora biografada no DICA 2024. Trata-se de Teresa Martinho Marques, professora que leciona no Agrupamento de Escolas de Azeitão. O presente vídeo funciona como aperitivo à leitura da sua narrativa, que assume o mesmo título. Entre outras, destacam-se como preocupações predominantes a capacidade de se manter fiel a si própria, de ser verdadeira com os alunos e com os pares, procurando inspirar, através da ação, […]