O Conselho Nacional de Educação (CNE), no parecer emitido sobre a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), destaca três grandes desafios para o setor, no que respeita à estrutura do sistema de ensino superior, ao governo e à organização das instituições e à sua autonomia.
Na passada sexta-feira, dia 21 de março, o presidente da CNE, Domingos Fernandes, apresentou o livro Educação, Universidade e Futuro: Ideias que Fazem Caminho , da autoria de Idália Sá-Chaves, docente aposentada da Universidade de Aveiro.
A Secretária-Geral do Conselho Nacional de Educação (CNE), Nilza de Sena, participou numa audição sobre Ensino de Português no Estrangeiro, no âmbito de uma conferência organizada pelo Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa (CRCPE), a 21 de março, no Palácio das Necessidades, sob a tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O Conselho Nacional de Educação (CNE), após reunião da Comissão Coordenadora, a 17 de março, formalizou, com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a intenção e a disponibilidade para ser uma entidade não académica de acolhimento de bolseiros de doutoramento da FCT, na área da educação.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia ( FCT ) tem reconfigurado a sua política de incentivo à investigação e desenvolvimento (I&D), diversificando os programas e promovendo sinergias intersectoriais, nomeadamente com entidades não académicas, como a CNE.
No dia 12 de fevereiro, na Casa de Espetáculos e da Cultura da Sertã, realizou-se o seminário "Políticas e práticas educativas: contributos do Conselho Nacional de Educação (2022 – 2024)". Esse evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Educação, em parceria com a Câmara Municipal da Sertã e com o Agrupamento de Escolas da mesma localidade.