O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, e o Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, estiveram presentes na sessão plenária que decorreu no dia 22 de julho de 2024.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, e o Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, estiveram presentes na sessão plenária que decorreu no dia 22 de julho de 2024.
O Conselho Nacional de Educação disponibilizou recentemente o documento Pathways to citizenship education: Portugal’s vision in the international context, uma reflexão sobre conceitos e estratégias da educação para a cidadania, que enquadra as opções nacionais numa perspetiva internacional e discute cenários para o futuro.
Nas entrevistas aos jornais Público e Jornal de Notícias, publicadas dia dia 12 de julho, o Presidente do CNE fez referência a diversos temas atuais da educação e formação em Portugal, tais como as questões da qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos e da inclusão dos alunos migrantes.
No passado dia 18 de junho, Domingos Fernandes, Presidente do CNE, apresentou o Estado da Educação 2022 (Edição 2023) na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência (8.ª Comissão), presidida pela deputada Manuela Tender.
O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) disponibilizou recentemente uma síntese dos resultados da avaliação do pensamento criativo, na publicação PISA 2022 Pensamento criativo. Esta foi a primeira vez que o Programme for International Student Assessment (PISA), da OCDE PISA, testou o desempenho dos jovens de 15 anos nesta área.