Nos dias 5 e 6 de maio do corrente ano, realizou-se em Luanda, no Colégio S. Francisco de Assis, o IV Encontro das Escolas Portuguesas no Estrangeiro. A organização esteve sob a responsabilidade da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). No âmbito dos desafios colocados à educação neste contexto, foram promovidas reflexões acerca dos mecanismos de cooperação internacional, da criação de redes colaborativas entre escolas e do incentivo de intercâmbios pedagógicos.
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Foi recentemente publicado o relatório temático da rede Eurydice "Key data on early childhood education and care in Europe – 2025" (Dados-chave sobre a educação e cuidados na primeira infância na Europa – 2025). A educação e os cuidados na primeira infância são um direito básico de todas as crianças e constituem a base para a aprendizagem ao longo da vida. A educação dos 0 aos 12 tem sido um dos temas prioritários destacados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
Todos os países europeus incluem o tópico da Sustentabilidade nos currículos. Na maioria dos sistemas educativos, as competências em matéria de Sustentabilidade são transversais (Comissão Europeia / EACEA / Eurydice, 2024).
O relatório internacional sobre o estado da educação, "Education at a Glance 2023", divulgado pela OCDE, analisa indicadores internacionalmente comparáveis que procuram responder a questões que estão no topo da agenda de políticas educativas nacionais.
As conclusões do relatório PIRLS 2021 – Progress in Internacional Reading Literacy Study –foram divulgadas, no dia 16 de maio, pela IEA – International Association for the Evaluation of Educational Achievement.