O DICA — Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender — de que agora se divulga a edição de 2024, é um projeto do Conselho Nacional de Educação concebido para que se conheça melhor como funcionam e se organizam as escolas, como trabalham os seus profissionais, que conceções sustentam acerca das questões essenciais relativas às suas profissões, como se relacionam com as respetivas comunidades, como orientam as suas práticas escolares, que atividades inovadoras desenvolvem.
Na passada sexta-feira, dia 4 de abril, numa entrevista à comunicação social, o Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Domingos Fernandes, comentou os resultados dos rankings 2024 tendo referido alguns desafios que se impõem ao nível da educação inclusiva, da formação de professores e da educação nos primeiros anos para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, a todas as crianças e jovens.
O Conselho Nacional de Educação (CNE), no parecer emitido sobre a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), destaca três grandes desafios para o setor, no que respeita à estrutura do sistema de ensino superior, ao governo e à organização das instituições e à sua autonomia.
Na passada sexta-feira, dia 21 de março, o presidente da CNE, Domingos Fernandes, apresentou o livro Educação, Universidade e Futuro: Ideias que Fazem Caminho , da autoria de Idália Sá-Chaves, docente aposentada da Universidade de Aveiro.
A Secretária-Geral do Conselho Nacional de Educação (CNE), Nilza de Sena, participou numa audição sobre Ensino de Português no Estrangeiro, no âmbito de uma conferência organizada pelo Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa (CRCPE), a 21 de março, no Palácio das Necessidades, sob a tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O Conselho Nacional de Educação (CNE), após reunião da Comissão Coordenadora, a 17 de março, formalizou, com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a intenção e a disponibilidade para ser uma entidade não académica de acolhimento de bolseiros de doutoramento da FCT, na área da educação.