Conselho Nacional de Educação

 

No passado dia 23 de maio, o Presidente do CNE, Domingos Fernandes, proferiu uma uma conferência num encontro sobre questões relacionadas com a profissão docente organizado pelo Sindicato de Professores da Zona Norte (SPZN) a convite do seu Presidente e Presidente da Federação Nacional de Professores (FNE), Pedro Barreiros.

No passado dia 23 de maio, o Presidente do CNE, Domingos Fernandes, proferiu uma uma conferência num encontro sobre questões relacionadas com a profissão docente organizado pelo Sindicato de Professores da Zona Norte (SPZN) a convite do seu Presidente e Presidente da Federação Nacional de Professores (FNE), Pedro Barreiros.
Domingos Fernandes proferiu a conferência de encerramento começando por referir que o contexto que atualmente se vive em termos sociais, económicos e culturais, tem evidenciado a dificuldade dos sistemas políticos em responder eficazmente a questões tão prementes como a falta de professores, a sua valorização social, o seu recrutamento e a dignificação da sua carreira. Simultaneamente, para além das guerras, da instabilidade e da imprevisibilidade, o tempo complexo em que vivemos está ser marcado por desenvolvimentos tecnológicos que ainda não discernimos com clareza, particularmente ao nível da inteligência artificial.
 
Seguidamente, o Presidente do CNE fez referência ao trabalho que o conselho vem desenvolvendo ao longo dos últimos 15 anos no domínio da profissão docente que se tem materializado sob a forma de estudos, pareceres, recomendações e contributos diversos. Foram especialmente referidos aspetos relacionados com a desvalorização social da profissão, a formação inicial, a indução profissional e a formação contínua, o recrutamento e a seleção dos profissionais. De facto, o CNE tem acompanhado e continua a acompanhar a diversidade de questões críticas relacionadas com a profissão docente e com os complexos desafios que tem de enfrentar para que se possam cumprir importantes desígnios do sistema educativo tais como a equidade, a inclusão e a qualidade das aprendizagens.

 

Num terceiro momento, Domingos Fernandes, elaborou acerca da necessidade de todos os docentes serem possuidores de uma forte identidade profissional, baseada no conhecimento, nas competências e em atitudes e valores indispensáveis para uma profissão com futuro. Deste modo, fez referência à importância de todos os profissionais desenvolverem ideias sólidas, sofisticadas e fundamentadas acerca de domínios tão relevantes para o exercício de um ensino de elevada qualidade como é o caso do Currículo, do Ensino, da Pedagogia, da Inovação Pedagógica, da Aprendizagem e da Avaliação. Por outro lado, sublinhou ser indispensável que a formação dos professores assegure que todos desenvolvem conhecimentos dos conteúdos que têm de lecionar, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos tecnológicos.

Finalmente, para o presidente do CNE, todos os docentes, como profissionais do ensino, são necessariamente intelectuais, homens e mulheres cosmopolitas e cultos, muito qualificados, preparados para refletir, criar e inovar com os seus colegas e com os seus alunos.


 













Fotografia: Paulo J. A. Cunha

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