Este seminário teve como objetivo partilhar e discutir perspetivas sobre o acesso ao ensino superior, nomeadamente sobre os critérios de seleção dos estudantes portugueses e sobre tendências recentes da mobilidade dos estudantes. Procurou-se também trazer à reflexão os resultados de investigação produzida em Portugal no âmbito das temáticas do seminário, perspetivando os desafios que se colocam para o século XXI.
É assinalável o processo de expansão do ensino superior nas últimas três décadas. Ao aumento da quantidade da oferta educativa e à sua progressiva diferenciação correspondeu a maior democratização do acesso e a massificação da frequência.
Democratizar o acesso ao ensino superior não pode ser dissociado da concretização do princípio da equidade na formação das novas gerações e na identificação dos percursos escolares com maior potencial de realização pessoal e que, simultaneamente, correspondam às necessidades e às oportunidades que a sociedade portuguesa venha a gerar no futuro. Um dos problemas correntemente apontado é o da desadequação entre algumas das formações superiores e o sistema de oportunidades que o mercado de trabalho proporciona aos jovens licenciados.
Neste seminário pretendeu-se partilhar e discutir perspetivas sobre o acesso ao ensino superior, nomeadamente sobre os critérios de seleção dos estudantes portugueses e sobre tendências recentes da mobilidade dos estudantes. Procurou-se igualmente trazer à reflexão os resultados de investigação produzida em Portugal no âmbito das temáticas do seminário, perspetivando os desafios que se colocam para o século XXI.
Programa
MATERIAIS
CONFERÊNCIA | O SISTEMA DE ACESSO
Marcos importantes no regime de acesso | Virgílio Meira Soares
Acesso ao Ensino Superior | Virgílio Meira Soares
Acesso ao Ensino Superior: Pensar a transição e a adaptação vivenciadas pelos estudantes | Leandro Almeida
PAINEL | ACESSO E MOBILIDADE
Acesso ao Ensino Superior: As preferências e a consistência das escolhas | Orlanda Tavares
Mobilidade geográfica e acesso ao ensino superior: padrões e determinantes | Carla Sá
PAINEL | ACESSO E DESEMPENHO ACADÉMICO
Uma avaliação do processo de selecção de candidatos: o caso da Universidade de Évora | Isabel Vieira, Carlos Vieira e Luís Raposo
"Inflação” de notas e o seu impacto no acesso ao Ensino Superior | Gil Nata e Tiago Neves
PAINEL | PERSPETIVAS DAS INSTITUIÇÕES E DOS ESTUDANTES
Acesso ao Ensino Superior: desafios para o Século XXI | Alberto Amaral
Perspetivas dos Estudantes | Daniel Freitas