Este foi o primeiro de três seminários promovidos pelo Conselho Nacional de Educação, organizados em torno do tema global Currículos de nível elevado no ensino das ciências.
Neste primeiro seminário discutiu-se a importância da conceptualização do conhecimento e das capacidades como forma de promover uma aprendizagem conducente à igualdade de acesso e de sucesso de todos os alunos.
Em função desta finalidade, foram analisados pressupostos teóricos (epistemológicos, psicológicos e sociológicos) subjacentes a currículos portugueses atuais e outros materiais curriculares de ciências e será investigada a sua mensagem através do recurso a instrumentos originais específicos de análise. Foram também apresentados resultados de investigação realizada no âmbito da temática do seminário e discutida uma proposta de intervenção pedagógica.
Conclusões e Materiais
Conferência: Knowledge and the future of schools [Conhecimento e o futuro das escolas]
Síntese da conferência
Vídeo
Sessão Plenária: Conceptualização do conhecimento e das capacidades em currículos: Pressupostos teóricos e modelos de análise
Apresentação
Workshop: Análise de Currículos
Avaliação Grupos 100,110, 230, 520
Sessão Plenária: Conceptualização do conhecimento e das capacidades em currículos: Resultados da investigação e propostas de mudança