Neste segundo seminário discutiu-se e refletiu-se sobre a mensagem contida em currículos de ciências e em práticas pedagógicas quando se tem como foco de análise o trabalho prático, particularmente o trabalho laboratorial que mobiliza capacidades de processos científicos.
Em função desta finalidade, foi analisada a teorização usada para fundamentar a importância do trabalho prático no contexto da aprendizagem científica e utilizaram-se instrumentos originais específicos para analisar o nível de exigência conceptual do trabalho laboratorial expresso em currículos portugueses atuais e em práticas pedagógicas que implementam esses currículos, ao nível dos ensinos básico e secundário. Foram também apresentados resultados de investigação realizada no âmbito da temática do seminário e discutida uma proposta de intervenção pedagógica.
Conclusões e Materiais
Conferência: Developing students' understanding of science: the role of practical work
Sessão plenária: Trabalho prático: A importância do trabalho laboratorial Apresentação Workshop: Análise de atividades laboratoriais Materiais Avaliação Grupo 110 Avaliação Grupos 230 e 520 Avaliação Grupo 510 Orientações para creditação Sessão plenária: Trabalho prático em currículos e práticas pedagógicas: Resultados de investigação e propostas de mudança Apresentação