Relatório Eurydice: National Student Fee and Support Systems in European Higher Education – 2015/16
Relatório OCDE: "Universal Basic Skills"
2015-06-17
Embora o acesso àeducaçãose tenha expandidoem todo o mundo, muitos países ainda não assistiram aos seus efeitos positivos na economia e sociedade.O acesso à educaçãopor si sóé uma metaincompletapara o desenvolvimento;muitos estudantesabandonam o sistema escolarsem competências básicasemliteracia e numeracia. À medida que o mundo se reúne em torno dasnovas metasde desenvolvimento sustentávelpara 2030,o focona educaçãoestá a deslocar-se em direção ao acessoe qualidade. Tendo como referência projeções com baseem dados doProgramaInternacional de Avaliação deAlunos (PISA) da OCDE, eoutras avaliaçõesinternacionais de estudantes, este relatório disponibiliza uma análisedosefeitos positivos na economia e sociedade que todos os paísestêm a ganhar, independentemente da sua riquezanacional,casogarantamque todas as criançasnão só tenhamacesso à educação, como adquiram, pelo menos, onível básico decompetências necessárias paraparticipar plenamente na sociedade.