Todos os países europeus incluem o tópico da Sustentabilidade nos currículos. Na maioria dos sistemas educativos, as competências em matéria de Sustentabilidade são transversais ( Comissão Europeia / EACEA / Eurydice, 2024 ).
Dar destaque à Educação para a Sustentabilidade significa apoiar escolas e professores a intensificar a educação e formação inclusiva, equitativa e de elevada qualidade, em matéria de sustentabilidade (alterações climáticas, proteção do ambiente e biodiversidade), tendo em consideração as questões ambientais, sociais e economias do desenvolvimento sustentável.
O objetivo é até 2030, a aquisição, pelos estudantes possam adquirir as competências incorporadas no currículo, e proporcionar aos professores e líderes formação escolar, para implementar abordagens pedagógicas nessa área. Por último, a aprendizagem em prol da sustentabilidade exige uma abordagem institucional global, incorporando este tópico em todas as disciplinas escolares (Comissão Europeia / EACEA / Eurydice, 2024).