A OCDE acaba de publicar o relatório "
Synergies for Better Learning - An International Perspective on Evaluation and Assessment". Trata-se de um dos mais importantes estudos internacionais de avaliação educacional alguma vez realizado.
O relatório faz uma análise comparativa dos sistemas de avaliação dos 28 países da OCDE, revelando diferenças marcantes a vários níveis, nomeadamente no desempenho dos alunos, dos professores e dos dirigentes escolares.
O relatório não só refere os pontos fortes e as fraquezas dos diferentes sistemas como fornece recomendações sobre o uso da avaliação para melhorar a qualidade, a equidade e a eficiência dos sistemas educativos.
No estudo da OCDE faz-se referência ao trabalho do CNE no tratamento de matérias específicas de educação (página 629, caixa 8.11) e aponta-se o relatório anual sobre o Estado da Educação como um importante contributo para a disponibilização e análise de dados relevantes sobre o sistema educativo português.
Relatório da OCDE 'Sinergias para uma melhor aprendizagem: uma perspetiva internacional sobre a avaliação'