Com base numa extensa análise comparativa de políticas e dados relacionados com a nova agenda europeia para a educação de adultos, este relatório Eurydice tem como objetivo apoiar a partilha de medidas e práticas entre os países. O relatório centra-se em medidas que assegurem que a maioria dos grupos vulneráveis de adultos, particularmente os que têm competências básicas fracas ou qualificações insuficientes, tenham oportunidade de acesso à aprendizagem ao longo da vida. Os seis capítulos apresentam dados estatísticos sobre educação de adultos, compromissos políticos para a educação de adultos a nível nacional, os principais cursos com financiamento público, flexibilidade das aprendizagens e percursos para progressão, iniciativas de disseminação e serviços de orientação, assim como apoio financeiro direcionado para este grupo específico. O relatório baseia-se principalmente em informação reunida através da rede Eurydice em 2014 e engloba 35 sistemas nacionais de educação em 32 países (todos os Estados Membros da UE, assim como a Islândia, a Liechtenstein, a Noruega e a Turquia). Para além da informação recolhida pela Eurydice, encontra-se também informação de uma série de projetos de investigação e dados estatístiscos de questionários internacionais.
Relatório completo [EN]Destaques [EN]