O Plano Nacional para o Alojamento para o Ensino Superior (PNAES) pretende, até 2026, construir novas habitações e reabilitar edifícios antigos em vários locais de Portugal, essencialmente em áreas que apresentam mais procura do que oferta de alojamento estudantil.
A implementação do PNAES é uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Presidência e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, financiada através da Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação, e ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Conta com a participação de diversas entidades como autarquias, órgãos sociais e instituições de ensino superior.
O Estudo diagnóstico, no qual foram inquiridas 33 instituições de ensino superior público, procurou identificar e caracterizar as residências de estudantes junto das instituições de ensino superior públicas; elaborar um diagnóstico e caracterização das condições das residências, em colaboração com o movimento associativo estudantil; e apresentar uma caracterização dos estudantes deslocados inscritos no ensino superior público.
O Observatório do Alojamento Estudantil é uma plataforma digital, acessível ao público, que identifica diariamente a oferta privada de alojamento para estudantes, as zonas com alojamento e as rendas praticadas, assim como o nível de ocupação e a evolução da oferta pública de camas em residências para estudantes, e o Índice mensal de preços do alojamento estudantil.
Notícia na Comissão Europeia