O Conselheiro David Rodrigues e Lúcia Lima Rodrigues, realizaram uma investigação, com apoio da UNESCO, a partir de um estudo de oitos casos, no Brasil e no mundo que apresenta um conjunto de políticas públicas sobre a formação contínua de professores para a educação inclusiva.
Esses casos são experiências de sucesso a serem replicadas, no qual Portugal também oferece bons exemplos e que podem assumir boas práticas no contexto da inclusão. Essas analisadas em conjunto, as políticas públicas referenciadas, contribuem para a planificação, monitorização e avaliação de processos formativos que podem apoiar o trabalho dos professores e o projeto de educação inclusiva na escola e na rede de ensino às quais pertencem.
Trata-se de promover a mudança na formação contínua de professores para a educação inclusiva nos sistemas educativos, a partir do envolvimento de entidades públicas, organizações da sociedade civil e dos professores, uma perspetiva coletiva para a formação contínua, a celebrar os “30 anos a Declaração de Salamanca: conquistas e desafios para a educação inclusiva”.
Ver mais: https://linktr.ee/educacao_inclusiva?utm_source=linktree_profile_share