No passado dia 21 de outubro, o Centro Cultural de Belém foi apresentado o Plano Estratégico do Plano Nacional das Artes (PNA) para o período de 2024-2029. O evento contou com a presença do Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), um parceiro estratégico no apoio aos objetivos educacionais do PNA.
O Movimento da Escola Moderna, na sua edição anual de 2024, publica um conjunto de artigos que relatam práticas que conceptualizam o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna.
O Centro de Investigação de Políticas para o Ensino Superior (CIPES) com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) publicaram, no passado mês de agosto de 2024, um E-book, com os resultados do projeto de investigação, “Dinâmicas de Desigualdade no Sistema de Ensino Superior Português: Acesso, Género e Mobilidade”.
Foi recentemente publicado pela Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar o relatório final PDPSC (Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário), referente ao período de 2021 a 2023, com o título, “Áreas de Ação Estratégica das Escolas Essenciais Para a Recuperação das Aprendizagens no âmbito dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário”.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) esteve presente no Encontro Nacional DGE 2024 intitulado + Educação + Aprendizagens para todos, que decorreu no dia 2 de outubro, no Europarque, em Santa Maria da Feira.
O Conselheiro David Rodrigues e Lúcia Lima Rodrigues, realizaram uma investigação, com apoio da UNESCO, a partir de um estudo de oitos casos, no Brasil e no mundo que apresenta um conjunto de políticas públicas sobre a formação contínua de professores para a educação inclusiva.