Councilors
Rodrigo Queiroz e Melo
É Diretor Executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) e Professor Auxiliar convidado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa onde é Vice-Presidente do CEPCEP (centro de estudos da Faculdade de Ciências Humanas). É Presidente do Conselho Geral do Instituto de Avaliação Educativa, I.P. É Chairman do European Council of National Associations of Independent Schools e Vice Presidente da European Federation of Education Employers. É administrador da Ensinus Estudos Superiores, SA, entidade instituidora do ISG – Instituto Superior de Gestão.
Na Universidade Católica Portuguesa foi Coordenador da Área de Ciências Psico-pedagógicas da Faculdade de Ciências Humanas e foi membro do Conselho de Direcção da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito. Entre 2005 e 2013, foi Administrador do Programa de LL.M. da Católica Global School of Law. Foi ainda Chefe de Gabinete da Ministra da Educação do XVI Governo Constitucional e coordenador do Departamento de Ensino a Distância do Instituto Superior de Gestão, instituição onde leccionou entre 1998 e 2002.
É doutor e mestre em Ciências da Educação, especialização em Administração e Gestão Escolar (Universidade Católica Portuguesa), pós-graduado em Fiscalidade (Instituto Superior de Gestão) e licenciado em Direito (Universidade Católica Portuguesa).
Coordenou e participou em diversos projectos científicos de que se destacam: (i) coordenação do Eixo 2 da Avaliação Externa da Iniciativa Novas Oportunidades –Auto-avaliação dos Centros Novas Oportunidades, (ii) participação no Observatório do Plano Tecnológico da Educação, (iii) coordenação do projecto piloto de avaliação externa das escolas da Região Autónoma dos Açores, (iv) coordenação do QUALIS – projeto de auto-avaliação das escolas da Região Autónoma dos Açores, e (v) coordenação do PRISMA – projeto de auto-avaliação das escolas do Concelho da Maia. Participou na construção do modelo de avaliação do desempenho docente do ensino particular e cooperativo e foi consultor para o modelo da Região Autónoma dos Açores.
É autor de diversas obras em Portugal e no estrangeiro sobre avaliação e gestão escolar, reforma e escolha da escola e direito da educação.