Scientific and Technical Advisors
Maria Plantier
Licenciada em Biologia-Ramo Educacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1985.
Mestrado e Doutoramento na Área de especialização da Didática das Ciências, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, concluídos em 2013 e 2021, respetivamente.
Experiência profissional com início em 1986 como professora de Biologia (grupo 520) do Ensino Secundário.
Entre 1996 e 2009. desempenhou cargos de Presidente da Comissão Provisória, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente do Conselho Administrativo, participando em vários projetos na área das Ciências Naturais e outros abraçados pelas escolas por onde foi exercendo.
Em setembro de 2009, um pedido de licença sem vencimento permitiu o contato com Sistemas Educativos Europeus, o que motivou a curiosidade e o interesse pelas Políticas Educativas. Um interesse que o Mestrado, seguido do Doutoramento, permitiu aprofundar. Em 2021, retoma a carreira no Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos.
Lecionou o Terceiro Ciclo, foi subcoordenadora do Secretariado de Exames e Provas de Aferição do Terceiro Ciclo, mediadora do Programa ApoiaR, Diretora de Turma, membro do Programa de Educação para a Saúde (PES) e do Clube de Ciência Viva.
Trabalhos publicados:
Antunes, M.P., & Galvão, C. (2015). Manuais escolares de Ciências Naturais de 8ºano em Portugal e estrutura conceptual do PISA 2006. Rev. Port. de Educação, 28(1), p. 139-169. Consultar em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7047
- Antunes, M.P., & Galvão, C. (2021). Do Currículo oficial ao alcançado, semelhanças e diferenças entre Portugal e França. Indagatio Didática,13(3), p.15-36. Consultar em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/25500
Artigos de opinião:
2021/07/01- Opinião Publico – “O que significa garantir o alinhamento na Educação?
2015/06/16 - Opinião Público -“Uma Política de Educação para a próxima legislatura”