Escola Portuguesa de Díli, uma escola EDA50, celebrou coletivamente o 25 de Abril, entoando "Grândola Vila Morena"

2024-05-20Notícias CNE
Integrada no Projeto Escolas à Descoberta de Abril (EDA50), do Conselho Nacional de Educação, a Escola Portuguesa de Díli-CELP-Ruy Cinatti, em Timor-Leste, celebrou ao longo de dois meses, os 50 anos do 25 de Abril, com diversas atividades culturais.

Conselho Nacional de Educação e Câmara Municipal de Santarém celebram 50 anos de Democracia e Liberdade com o Encontro “À Descoberta de Abril”

2024-05-09Notícias CNE
O evento terá lugar no dia 28 de maio, no Convento de São Francisco, em Santarém, e contará com intervenções dos jornalistas e escritores, Mário Augusto e Anabela Mota Ribeiro, bem como de escolas que participaram no Projeto do CNE, EDA50 - Escolas à Descoberta de Abril.

Augusto Santos Silva abordou o tema “O Conselho Nacional de Educação e a participação social nas políticas educativas” no último plenário do Conselho

2024-04-28Notícias CNE
A 154ª sessão plenária do Conselho deu continuidade às iniciativas do CNE, no sentido de contribuir para o debate e aprofundamento das políticas públicas de educação.  

CNE celebra o 25 de Abril com a disponibilização do acervo de produtos das Escolas à Descoberta de Abril

2024-04-24Notícias CNE
  No cinquentenário do 25 de Abril, em que celebramos a instauração da liberdade e da democracia no nosso país, o Conselho Nacional de Educação disponibiliza um acervo com os produtos desenvolvidos pelos agrupamentos/escolas que aderiram ao projeto Escolas à Descoberta de Abril — 50 Anos 25Abril (EDA 50).  

Recomendação “Explicações / ‘Educação (na) sombra’ relação com o currículo, o trabalho dos professores e as desigualdades” foi aprovada no último plenário do Conselho Nacional de Educação

2024-04-24Notícias CNE
A Recomendação desenvolvida a partir do trabalho realizado pela 3ª Comissão Especializada Permanente (CEP) Escola e Sociedade, resulta da consciência de que o fenómeno das explicações não tem merecido a adequada atenção por parte das políticas públicas no sentido da promoção da equidade e da coesão social no sistema educativo.  

Recomendação “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória – contributos para a sua operacionalização nas escolas” foi aprovada no último plenário do Conselho Nacional de Educação

2024-04-24Notícias CNE
A Recomendação surge no contexto do trabalho desenvolvido pela 1ª Comissão Especializada Permanente (CEP) de Currículo no âmbito do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), um documento curricular de referência.