Conselho Nacional de Educação
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O Conselho Nacional de Educação e a Fundação Francisco Manuel dos Santos irão promover o Projeto aQeduto: Avaliação, qualidade e equidade em educação. A primeira iniciativa e apresentação do projeto terá lugar no dia 14 de dezembro de 2015, no auditório do Conselho Nacional de Educação, das 18:00 às 19:30. Com o objetivo de chegar ao grande público através de uma linguagem acessível, o Projeto aQeduto visa explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA (2000 e 2012), tendo em conta três eixos fundamentais: os alunos, as escolas e o país.

O primeiro fórum será dedicado a uma análise da evolução dos resultados PISA e da evolução de outros indicadores de desenvolvimento do país, tais como a economia e o índice de desenvolvimento humano. Para participar inscreva-se aqui!



Projeto aQeduto


O senso comum em educação ganhou larga expressão, nas últimas décadas. A progressiva mediatização dos problemas do sistema de ensino tem conduzido à consagração de adquiridos sobre a educação que nem sempre se sustentam em evidência científica. Assim, o projeto aQeduto pretende contribuir para uma matriz de conhecimento sobre o sistema, discriminando e sistematizando os fatores que se relacionam com os resultados PISA, nomeadamente os responsáveis pela evolução positiva verificada em Portugal ao longo dos últimos doze anos. Acima de tudo, procura-se que o conhecimento gerado pelo projeto chegue, através de uma linguagem acessível, ao grande público, sem desvalorizar o rigor metodológico na análise das relações estudadas.

O estudo terá como objetivo responder à pergunta principal: De que forma podemos explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, considerando três eixos fundamentais:

(i)   os alunos, i.e., alterações na condição social, económica, cultural, comportamental e motivacional dos alunos e das famílias;
(ii)  as escolas, i.e., mudanças na organização escolar;
(iii) o país, i.e., variações nas condições económicas a nível macro do país.

Para isso, entre dezembro de 2015 e outubro de 2016,  serão apresentadas e debatidas mensalmente 11 questões nos Fóruns aQeduto.
CONVITE aQeduto1 vf
 





 





Dez’15

9, quarta-feira

9

14

Educação ou economia: quem vai à frente?

Evolução dos resultados dos alunos portugueses no PISA e nível de desenvolvimento do país

Jan’16

18, segunda-feira

18

25

 “Chumbar” um ano melhora os resultados dos alunos?

Impacto da retenção no desempenho escolar

Fev’15

22, segunda-feira

22

29

Pais e filhos: a história repete-se?

Impacto do ambiente familiar no desempenho escolar

Mar’16

21, segunda-feira

21

28

A escola faz a diferença?

O papel da escola no desempenho escolar

Abr’16

18, segunda-feira

18

26

 [3.ª feira]

Os alunos portugueses são melhores com números ou com letras?

A matemática continua a ser um quebra-cabeças?

Desempenhos dos alunos em leitura e matemática

Mai’16

23, segunda-feira

23

30

A organização escolar tem efeito no desempenho dos alunos?

Organização escolar e desempenho dos alunos

Jun’16

20, segunda-feira

20

27

O ambiente escolar tem efeito no desempenho dos alunos?

Ambiente escolar e desempenho dos alunos

Jul’16

18, segunda-feira

18

25

Quem consegue melhores desempenhos: público, privado, PPP?

Público, privado, PPP e desempenhos dos alunos

Set’16

19, segunda-feira

19

26

Frequentar o pré-escolar é preditor de bom desempenho?

Acesso ao pré-escolar e desempenhos dos alunos

Out’16

3, segunda-feira

3

10

Qual o papel das expetativas no sucesso escolar?

Expectativas e desempenhos escolares

Out’16

24, segunda-feira

24

31

Afinal porque melhoraram os resultados dos alunos portugueses?

 [Síntese de resultados]

 

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