Projeto aQeduto: Avaliação, qualidade e equidade em educação
O primeiro fórum será dedicado a uma análise da evolução dos resultados PISA e da evolução de outros indicadores de desenvolvimento do país, tais como a economia e o índice de desenvolvimento humano. Para participar inscreva-se aqui!
Projeto aQedutoO senso comum em educação ganhou larga expressão, nas últimas décadas. A progressiva mediatização dos problemas do sistema de ensino tem conduzido à consagração de adquiridos sobre a educação que nem sempre se sustentam em evidência científica. Assim, o projeto aQeduto pretende contribuir para uma matriz de conhecimento sobre o sistema, discriminando e sistematizando os fatores que se relacionam com os resultados PISA, nomeadamente os responsáveis pela evolução positiva verificada em Portugal ao longo dos últimos doze anos. Acima de tudo, procura-se que o conhecimento gerado pelo projeto chegue, através de uma linguagem acessível, ao grande público, sem desvalorizar o rigor metodológico na análise das relações estudadas. O estudo terá como objetivo responder à pergunta principal: De que forma podemos explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, considerando três eixos fundamentais: (i) os alunos, i.e., alterações na condição social, económica, cultural, comportamental e motivacional dos alunos e das famílias; (ii) as escolas, i.e., mudanças na organização escolar; (iii) o país, i.e., variações nas condições económicas a nível macro do país. Para isso, entre dezembro de 2015 e outubro de 2016, serão apresentadas e debatidas mensalmente 11 questões nos Fóruns aQeduto. |
|
Dez’15 |
9, quarta-feira |
9 |
14 |
Educação ou economia: quem vai à frente? Evolução dos resultados dos alunos portugueses no PISA e nível de desenvolvimento do país |
Jan’16 |
18, segunda-feira |
18 |
25 |
“Chumbar” um ano melhora os resultados dos alunos? Impacto da retenção no desempenho escolar |
Fev’15 |
22, segunda-feira |
22 |
29 |
Pais e filhos: a história repete-se? Impacto do ambiente familiar no desempenho escolar |
Mar’16 |
21, segunda-feira |
21 |
28 |
A escola faz a diferença? O papel da escola no desempenho escolar |
Abr’16 |
18, segunda-feira |
18 |
26 [3.ª feira] |
Os alunos portugueses são melhores com números ou com letras? A matemática continua a ser um quebra-cabeças? Desempenhos dos alunos em leitura e matemática |
Mai’16 |
23, segunda-feira |
23 |
30 |
A organização escolar tem efeito no desempenho dos alunos? Organização escolar e desempenho dos alunos |
Jun’16 |
20, segunda-feira |
20 |
27 |
O ambiente escolar tem efeito no desempenho dos alunos? Ambiente escolar e desempenho dos alunos |
Jul’16 |
18, segunda-feira |
18 |
25 |
Quem consegue melhores desempenhos: público, privado, PPP? Público, privado, PPP e desempenhos dos alunos |
Set’16 |
19, segunda-feira |
19 |
26 |
Frequentar o pré-escolar é preditor de bom desempenho? Acesso ao pré-escolar e desempenhos dos alunos |
Out’16 |
3, segunda-feira |
3 |
10 |
Qual o papel das expetativas no sucesso escolar? Expectativas e desempenhos escolares |
Out’16 |
24, segunda-feira |
24 |
31 |
Afinal porque melhoraram os resultados dos alunos portugueses? [Síntese de resultados]
|