Na primeira conferência, Jesus Maria Sousa, da Universidade da Madeira e Coordenadora da 1ª Comissão Especializada Permanente – Currículo – do Conselho Nacional de Educação, produziu uma reflexão em que relacionou questões relativas ao processo de autonomia curricular com os conhecimentos e competências profissionais necessários para a sua concretização.
Na segunda conferência, Margarida Serpa, da Universidade dos Açores, relacionou o currículo nacional, destacando os seus elementos mais relevantes, com a qualidade das aprendizagens.
Filipa Seabra, da Universidade Aberta, iniciou as intervenções do painel da tarde, apresentando e discutindo uma investigação baseada na análise de 107 relatórios de Avaliação Externa das Escolas elaborados pela Inspeção Geral de Educação e Ciência. Segundo esta investigadora, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) parece ser o elemento do currículo proposto em que há mais dificuldades de concretização. Nas restantes intervenções do painel, diretores de escolas de diferentes regiões do país - Mário Rocha, do Agrupamento de Escolas de Cristelo, Hermínia Rodrigues, da Escola Básica Integrada de Água de Pau e representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Nacional de Educação, e Carlos Loureiro, da Escola da Ladeira e Lamaceiros da Calheta - partilharam práticas de gestão, organização e desenvolvimento curricular que evidenciaram diferentes e inovadoras possibilidades de concretizar os atuais desafios curriculares.
Finalmente, na terceira conferência, Maria do Céu Roldão, da Universidade Católica Portuguesa, concluiu os trabalhos com uma reflexão acerca do currículo, que considerou ser sempre uma prescrição, relacionando-o com os conceitos de qualidade e o de inclusão.
Na ocasião o presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes, foi entrevistado pela RTP Açores, cujo registo vídeo pode consultar em https://www.rtp.pt/acores/sociedade/seminario-curriculo-e-qualidade-nas-aprendizagens-junta-cerca-de-uma-centena-de-professores-do-1-ciclo-_81427.
Refira-se também o excelente momento musical que foi proporcionado pelo Trio "2/3", constituído por Sofia Chiara Nobile no violino, Maria Inês Vieira Ornelas no acordeão e Emanuel da Sila Inácio no contrabaixo, alunos do Curso Profissional de Instrumentista da Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode, sob a orientação do professor Slobodan Sarcevic.
Consultar mais informação em https://www.cnedu.pt/pt/iniciativas/seminarios-e-conferencias/1989-seminario-curriculo-e-qualidade-das-aprendizagens
Sessão de Abertura |
Apresentação inicial |
Painel: "Currículo e qualidade das aprendizagens: do currículo prescrito ao currículo aprendido" |
Momento musical |