Conselho Nacional de Educação


Seminário EUNEC sobre Escolas Comunitárias

Bruxelas, 23 e 24 de maio de 2013

Como pode a escola gerir a diversidade do contexto em que está inserida, fazer face às desigualdades, elevar os padrões de aprendizagem e integrar o formal e o não formal nas suas atividades?


Diversos países têm respondido a estes desafios criando escolas comunitárias (também designadas escolas alargadas ou zonas de intervenção prioritária) que se organizam de forma diferente das demais.


Independentemente do modelo adotado – porque cada comunidade tem as suas especificidades –, a Escola Comunitária estabelece parcerias com a família, a vizinhança e organizações locais da área da cultura, do desporto ou do desenvolvimento do bairro. Estas parcerias podem funcionar em dois sentidos: a escola pode oferecer serviços à comunidade ou usufruir dos que esta pode proporcionar.


O seminário da EUNEC deu a conhecer experiências de vários países neste domínio (Inglaterra, Bélgica, Holanda e Roménia) e promoveu uma visita à escola comunitária de Saint-Joost-aan-Zee em Bruxelas.


O debate em torno do conceito e dos casos descritos pôs em evidência modos de organização escolar que merecem ser conhecidos e aprofundados.


Para saber mais sobre escolas comunitárias:

http://www.scholenbouwen.be/en/projects/sint-joost-aan-zee-primary-school-sint-joost-ten-node

http://www.education.manchester.ac.uk/research/centres/cee/publications/Developing-Children's-Zones-low-res.pdf

http://www.hertsdirect.org/mm/md/Education_and_Skills_Cabinet_Panel/Item_9_Appendix_1_-_White_Paper_Summary.pdf

http://www.tonypandycollege.co.uk/news/college-information/

http://onderwijscentrumbrussel.be/

 

Maria do Carmo Gregório
Conselho Nacional de Educação

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