Conselho Nacional de Educação
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O Conselho Nacional de Educação organiza a Conferência Internacional Beyond PISA Results e reúne perspetivas nacionais e internacionais sobre o PISA. O objetivo da conferência é discutir como a informação obtida através do PISA pode ser usada para identificar aspetos fundamentais dos sistemas educativos e informar políticas públicas que visam promover a qualidade e equidade do sistema educativo. Irá também a debate o modo como os dados que resultam das avaliações internacionais são e podem ser usados, trabalhados e comunicados para e pelos diversos atores educativos (decisores políticos, comunicação social, escolas, estudantes e famílias). A conferência conta com a presença de Andreas Schleicher, Diretor do Departamento da Educação e Competências da OCDE, Tim Oates da Cambridge Assessment, Patricia Perez da Comissão Europeia, João Batista da DGEEC, João Marôco do IAVE e a equipa do projeto aQeduto, Isabel Flores e Ana Sousa Ferreira.

Programa

Inscrições

Local e hora: 16 de maio às 9:30 no auditório do Conselho Nacional de Educação



O inquérito internacional PISA tem como objetivo avaliar os sistemas educativos ao testar as competências e conhecimento dos alunos de 15 anos. Deste teste resulta uma das maiores bases de dados sobre os sistemas educativos a nível internacional. De acordo com o site da OCDE, na edição do PISA de 2015, mais de meio milhão de estudantes fizeram o teste e foram avaliados a Matemática, Ciências, Leitura, Resolução de Problemas e Literacia Financeira. Os dados do inquérito PISA não são apenas os resultados do teste, mas também os dados que resultam dos questionários de contexto preenchidos por alunos, diretores de escolas, pais e professores.

Com o intuito de trabalhar de forma mais aprofundada todos estes dados disponíveis, foi criado o projeto aQeduto (www.aqeduto.pt), uma parceria entre o Conselho Nacional de Educação e a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Este projeto de investigação pretende analisar as bases de dados PISA de 2000 a 2012, destacando temáticas através de análises quantitativas que ajudam a compreender e explicar a evolução positiva dos alunos portugueses nos testes PISA, identificando os pontos fracos e fortes do sistema educativo português em comparação com outros países europeus. O projeto tem igualmente como objetivo trazer evidência sobre temáticas da educação a um público especialista e decisores políticos, mas também a um público não especialista. Para tal, realizaram-se 11 fóruns entre dezembro de 2015 e novembro de 2016, onde foram apresentados os dados e análises. Para além disso, os dados mais recentes do PISA 2015 estão atualmente a ser integrados no projeto.
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