A educação de infância foi o tema da conferência promovida pelo Conselho Nacional de Educação no passado dia 19 de janeiro. A conferencista convidada, Heidi Harju-Luukkainen, trouxe a debate as políticas e práticas de educação e acolhimento para a primeira infância (EAPI) na Finlândia, realçando a importância de questões como:
A pedagogia em torno das línguas no centro da EAPI
Um ambiente de aprendizagem sensível à língua materna da criança baseia-se numa cultura operacional que apoia o seu desenvolvimento e a sua aprendizagem.
A aprendizagem num contexto lúdico e promotor de bem-estar, como fonte de desenvolvimento da criança
As crianças são agentes ativos quando brincam: estruturam e exploram o mundo que as cerca, criam relações sociais e formam significados a partir das suas experiências. Num ambiente de aprendizagem que incentiva a brincadeira, os adultos também são aprendizes.
A monitorização e a avaliação das práticas
A existência de um currículo e de um modelo de avaliação definidos localmente tem como princípios a autonomia na gestão curricular, a responsabilização dos diferentes atores e a prestação de contas da escola para com a sociedade.
A formação inicial e contínua dos profissionais de educação
A confiança que emana da sociedade nos educadores finlandeses advém da alta qualidade da sua formação. Estes docentes combinam os papéis de investigador e profissional orientado para a pesquisa e construção de uma prática pessoal sustentada por teorias e evidências científicas.