Este foi o último de três seminários promovidos pelo Conselho Nacional de Educação, organizados em torno do tema global
Currículos de nível elevado no ensino das ciências.
Neste terceiro seminário discutiu-se e refletiu-se sobre a mensagem contida em currículos de ciências e em manuais escolares quando se tem como foco de análise a construção da ciência numa perspetiva multidisciplinar e conceptualizada, que inclua os procedimentos metodológicos da ciência, a forma como esta evolui, a sua relação com a sociedade e a tecnologia, as relações dentro da comunidade científica e as características psicológicas dos cientistas.
Para explorar esta temática foram apresentados modelos teóricos que têm orientado a conceptualização da construção da ciência e foram analisados, com recurso a instrumentos específicos, currículos portugueses e manuais escolares destinados à concretização desses currículos. Foram também apresentados resultados de investigação e discutida uma proposta de intervenção pedagógica.
Conclusões e Materiais Conferência: Learning science and the nature of science in three-part harmony Apresentação Documentos de Apoio Sessão plenária: Conceptualização da construção da ciência: fundamentos e modelos de análise Apresentação Workshop: Análise de currículos e de manuais escolares Materiais Avaliação Grupos 110, 230, 510 e 520 Orientações para creditação Sessão plenária: Construção da ciência em currículos e manuais escolares: resultados de investigação e propostas de mudança Apresentação Texto de apoio – Pastagens Semeadas Biodiversas