Conselho Nacional de Educação
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O senso comum em educação ganhou larga expressão nas últimas décadas. A progressiva mediatização dos problemas do sistema de ensino tem conduzido à consagração de adquiridos sobre a educação que nem sempre se sustentam em evidência científica. Assim, o projeto aQeduto pretende contribuir para uma matriz de conhecimento sobre o sistema, discriminando e sistematizando os fatores que se relacionam com os resultados PISA, nomeadamente os responsáveis pela evolução positiva verificada em Portugal ao longo dos últimos doze anos. Acima de tudo, procura-se que o conhecimento gerado pelo projeto chegue ao grande público, através de uma linguagem acessível, mas sem desvalorizar o rigor metodológico na análise das relações estudadas.

O estudo terá como objetivo responder à pergunta principal: De que forma podemos explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, considerando três eixos fundamentais:

(i)   os alunos, i.e., alterações na condição social, económica, cultural, comportamental e motivacional dos alunos e das famílias;
(ii)  as escolas, i.e., mudanças na organização escolar;
(iii) o país, i.e., variações nas condições económicas a nível macro do país.

Para tal, entre dezembro de 2015 e outubro de 2016, serão apresentadas e debatidas mensalmente 11 questões nos Fóruns aQeduto a ter lugar no auditório do Conselho Nacional de Educação.

Visite a página oficial do Projeto aQeduto para saber mais sobre o projeto e conheça os resultados.

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