EVENTO ADIADO
Em face da situação gerada pela propagação do Covid-19 e tendo em conta as recomendações das autoridades de saúde, plasmadas no Plano de Contingência do CNE, decidiu o Conselho Nacional de Educação adiar, como medida preventiva, a realização do Colóquio PISA 2018: Que Implicações para as Políticas Educativas.
Pelo facto pedimos a compreensão de todos e lamentamos qualquer transtorno que esta decisão possa causar.
Contamos informar proximamente da nova data para a realização do referido colóquio.
*****
O PISA (Programme for International Student Assessment) é um estudo internacional da responsabilidade da OCDE dirigido a alunos de 15 anos de idade que tem por objetivo avaliar as literacias de leitura, de matemática e de ciências, contextualizando os resultados alcançados com informação sobre diferentes dimensões dos sistemas educativos. Portugal participa no PISA desde a sua fundação, em 2000. O ciclo de 2018, cujos resultados foram publicados em dezembro último, reúne informação de quase duas décadas de avaliações PISA sendo uma oportunidade para refletir sobre as suas implicações para as políticas educativas.
O Conselho Nacional de Educação (CNE), ciente de que a informação reunida pelo PISA pode ser utilizada para identificar aspetos fundamentais dos sistemas educativos e informar políticas públicas que visam promover a qualidade e equidade do sistema educativo organiza no próximo dia 11 de março, pelas 14:30h, um Colóquio intitulado PISA 2018 – Que implicações para as políticas educativas?
Esta iniciativa conta com as intervenções de Luís Santos, Glória Ramalho, Ana Balcão Reis e João Marôco que introduzirão os temas para uma reflexão e debate que se pretende amplo e participado. Rodrigo Queiroz e Melo fará a moderação do colóquio.