Desde março de 2020 que as escolas têm vindo a reorganizar o modo como se ensina e se aprende através do que podemos designar por um ensino de emergência, procurando adaptar os recursos de que dispõem e dar respostas diferenciadas de acordo com as condições particulares de cada aluno ou turma.
Os ecos que temos recebido indicam um acentuar das desigualdades durante este ano. Tem também sido difícil garantir uma educação de qualidade, assegurando a todos as melhores oportunidades educativas, com particular destaque para a situação do 1º ciclo. Sabe-se que não tem sido fácil organizar o trabalho necessário para promover aprendizagens essenciais de muitos dos alunos deste nível de ensino, nomeadamente as relativas à leitura e à escrita, sobretudo nos momentos de ensino não presencial.
Não é possível saber hoje como se poderá organizar o próximo ano letivo. Mas não poderemos ignorar o caminho percorrido no último ano e que não será desejável preconizar, para o próximo, práticas educativas centradas em ‘fazer mais do mesmo’. O que se foi construindo, para responder à situação excecional que vivemos há mais de um ano, pode e deve informar uma ressignificação da escola e uma transformação das práticas pedagógicas.
Neste webinar propomos uma reflexão prospetiva focada no 1.º ciclo, discutindo vias de organização e de redefinição necessárias, que integrem o muito que se aprendeu no contexto da pandemia e perspetivem vias de recuperação e de inovação.
Inscrição