Assinalando a passagem de mais um aniversário sobre a revolução de 25 de Abril de 1974 que restituiu a liberdade e deu início ao processo de democratização da sociedade portuguesa, o CNE destaca o seu projeto Escolas à Descoberta de Abril – 50 Anos 25 Abril (EDA 50), em curso no âmbito das comemorações do meio século da revolução.
Fotografias de Horácio Novais
Data das fotografias originais: 25 de Abril de 1974
O projeto EDA 50
Com o propósito de consciencializar os jovens acerca do significado da revolução de 25 de abril e da sua importância na história contemporânea do país e do mundo, esta iniciativa envolve, numa primeira fase, 50 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, de todo o território nacional que aceitaram o desafio.
No essencial, pretende-se que alunos e professores das escolas integradas no projeto procedam à recolha de informação junto da geração que tem uma memória consciente das vivências antes, durante e após o 25 de Abril, no sentido de conhecer, compreender e divulgar os múltiplos significados e efeitos desse momento paradigmático da construção da liberdade, dos direitos e das garantias, em suma, da democracia.
O projeto visa a criação de um acervo que reúna os produtos construídos pelos alunos e professores das escolas participantes a disponibilizar pelo CNE para uma memória futura.
Tendo como foco as transformações decorrentes da Revolução de Abril, os trabalhos que estão a ser realizados pelas escolas incidem sobre várias temáticas, dos Direitos Humanos e Civis até Portugal no mundo, passando por tantas outras como Educação, Trabalho, Arte e Cultura.
Vídeo sobre o projeto