Ana Maria Feliciano dos Santos Moniz é professora de educação especial e coordenadora da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva, no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no concelho do Bombarral. Trabalha com cerca de 126 alunos, da Educação Pré-escolar ao 12.º ano e mais diretamente com alunos com perturbações do espectro do autismo. A docente estabeleceu sinergias com a direção e com a comunidade educativa na organização de espaços e recursos adaptados e desenvolveu técnicas multissensoriais em espaços de aprendizagem ativos e diferenciadores com estes alunos. É autora do projeto ‘Ler, Lazer e Aprender’ e desenvolve um outro projeto ‘Aprender a ser Fazendo’, em parceria com a quinta pedagógica Bambilocas, que pretende desenvolver a autonomia destes alunos na realização de atividades da vida diária através do contacto com a natureza.
A docente venceu o prémio como reconhecimento do seu contributo para a excelência e inovação na educação.
|
|||
Fonte: Município do Bombarral - Paulo Coelho |
Fonte: CMB |
Foi também atribuída uma menção honrosa para educadores de infância (galardão promovido este ano pela primeira vez) ao docente Nuno Maurício Pires Gonçalves, especialista em intervenção precoce e cognitivo motor e coordenador da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva no Centro Social Paroquial de Chaves, distrito de Vila Real.
Nuno Gonçalves desenvolveu um projeto, em conjunto com as famílias e a comunidade educativa, com diferentes espaços exteriores de brincadeira, sensações e aprendizagem, como circuitos de água e com pneus, horta pedagógica, zona de relaxamento e de música e caixa de areia.
O Presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes, teve o prazer de receber todos os finalistas do Global Teacher Prize Portugal, no passado dia 18 de maio, véspera da cerimónia de apresentação dos vencedores.