Com este seminário, pretendeu-se suscitar um debate plural sobre a relevância e as características de um referencial para a inovação pedagógica, nos contextos da educação de infância e dos ensinos básico e secundário, nas suas diversas modalidades, em Portugal. Atendendo a que a inovação pedagógica é um fenómeno situado e multifacetado de configurações diversas, o Conselho considerou da maior importância recolher contributos de peritos e demais interessados na inovação em educação, com diferentes perspetivas e experiências.
Durante os trabalhos da manhã destacam-se as intervenções de Guilherme de Oliveira Martins - Fundação Calouste Gulbenkian, Flávia Vieira - Universidade do Minho e Conselho Nacional de Educação, Rui Trindade – Universidade do Porto e Maria Alfredo Moreira – Universidade do Minho, enquanto a sessão da tarde contou com a participação de Carlos Fino - Universidade da Madeira, Cristina Mesquita - Instituto Politécnico de Bragança, Ilídia Cabral - Universidade Católica Portuguesa, José Verdasca - Universidade de Évora e Mário Cruz - Instituto Politécnico do Porto.