O prémio de carreira ST²AR foi atribuído pela Associação Internacional de Estudos sobre os Professores e o Ensino (ISATT), no seu 20º Congresso Bienal, em Bari, Itália.
Assunção Flores é professora no Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde dirige o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). É diretora das revistas científicas Child Studies, Teachers and Teaching Theory and Practice e codiretora do European Journal of Teacher Education. Foi a única investigadora portuguesa a presidir ao Internacional Council on Education for Teaching (ICET) e à International Study Association in Teachers and Teaching (ISATT). Ao longo da sua carreira, contam-se mais de 300 publicações científicas (artigos, livros e capítulos) e inúmeras intervenções em congressos nos vários continentes. Segundo o grupo editorial Elsevier, encontra-se entre os cientistas mais influentes do mundo.
O prémio, que visa reconhecer a carreira de investigadores que se tenham distinguido internacionalmente no domínio da educação, foi atribuído este ano e pela primeira vez a uma investigadora portuguesa. O júri internacional reconheceu o “percurso exemplar” de Assunção Flores, destacando os seus contributos no âmbito do trabalho docente e da formação de professores.
Regista-se que, já este ano, a professora Assunção Flores recebeu o prémio Michael Huberman atribuído pela American Education Research Association (AERA).
Muitos parabéns, Professora Assunção Flores!
Foto: DR, in https://pressnet.pt | Foto in https://www.dicas.sas.uminho.pt |