Conselho Nacional de Educação


Imagem DF


Em entrevista à publicação Ensino Magazine, o Presidente do CNE, Domingos Fernandes, destacou a necessidade de se criarem condições para que os alunos aprendam melhor nas escolas.

Na entrevista são abordados diversos temas que têm vindo a ser alvo do trabalho do Conselho Nacional de Educação, nomeadamente as questões da inovação pedagógica, bem como da equidade das aprendizagens, tendo em consideração o contexto das novas demografias.  A este respeito, o Presidente do CNE refere: “O propósito do CNE passa por contribuir para que as políticas públicas, na área da educação, concorram para um sistema cada vez mais democrático e também mais inclusivo e equitativo”.

A recomendação do Conselho Nacional de Educação relativa à inovação pedagógica nas escolas, bem como o referencial que constitui o seu anexo, ambos disponibilizados em outubro de 2023, pretendem contribuir para uma correta abordagem a esta questão, no sentido de incentivar as escolas, as universidades, os formadores e os centros de formação, a que a inovação pedagógica constitua um contexto muito importante para o desenvolvimento das capacidades e competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

A outro nível, é enfatizada a necessidade de se apostar na formação dos professores, de forma a que estes possam apoiar as aprendizagens dos alunos, tendo como referência o PASEO: “É preciso não esquecer que o primeiro fator escolar que mais influencia as aprendizagens dos alunos são os professores. As dinâmicas de inovação requerem um acompanhamento e uma formação muito orientada e apoiada, para que os professores possam melhorar a qualidade do ensino. É, pois, necessário, dar continuidade ao que tem sido feito, no sentido de apoiar os professores nos processos de ensino e nas suas práticas pedagógicas, de modo a corresponder com o perfil desejado dos alunos à saída das escolas. Estudos nacionais e internacionais têm constatado que os alunos portugueses são globalmente bons a reproduzir, mas são apenas suficientes ou mesmo medíocres, na resolução de uma diversidade de problemas. E é neste particular que reside o calcanhar de Aquiles.”

A entrevista integral está disponível aqui.

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