O Seminário (programa) promovido pela Rede Europeia de Conselhos de Educação (EUNEC) em colaboração com o Conseil Supérieur d'Education, de la Formation et de la Recherche Scientifique de Marrocos teve lugar em Rabat, nos dias 22 e 23 de maio de 2024.
A EUNEC reúne organismos que têm como uma das suas funções a emissão de pareceres e de recomendações aos governos dos respetivos países sobre Educação. Neste contexto, este seminário teve como principais propósitos debater o tema da profissão docente na era da Inteligência Artificial (IA): que mudanças poderão ser necessárias? Que utilidade terá a IA em contexto de ensino e aprendizagem. Que mais-valias poderá aportar à aprendizagem? Que riscos que poderão estar envolvidos?
Adélia Lopes e Fernanda Candeias, assessoras Técnico-científicas do Conselho Nacional de Educação, apresentaram uma comunicação subordinada ao tema “Transição digital e inteligência artificial na educação, um desafio para as políticas públicas portuguesas”, na qual foi partilhado o trabalho de reflexão efetuado neste domínio (consultar aqui), integrado na publicação Estado da Educação 2022, da responsabilidade do Conselho Nacional de Educação.
As questões éticas, bem como a segurança de dados, foram debatidas pelos participantes, a par das relevantes questões associadas à utilização da IA em contexto de ensino e de aprendizagem e à formação de professores. Foi ainda enfatizada a necessidade de se desenvolver uma profunda reflexão e debate relativamente ao impacto da IA nos diferentes sistemas educativos.