Conselho Nacional de Educação



O evento que decorreu no dia 28 de maio, no Convento de São Francisco, numa parceria com a Câmara de Santarém, contou com as intervenções dos jornalistas e escritores, Mário Augusto e Anabela Mota Ribeiro, bem como de escolas que integram o Projeto.

Esta iniciativa abrilhantada pela Camerata de Cordas do Conservatório de Música de Santarém, contou na Sessão de Abertura com as honrosas presenças da Professora Natércia Salgueiro Maia e de Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva das Comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974. Neste âmbito, Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), enfatizou a importância inequívoca das comemorações da Liberdade e da Democracia que permitiram uma Educação para todos, bem como a criação do CNE como um órgão independente, de participação social e de aconselhamento no domínio das políticas públicas de educação (excertos da Sessão de Abertura).


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Através das intervenções de Mário Augusto e de Anabela Mota Ribeiro, reconhecidas personalidades da vida cultural portuguesa, foi possível fazer um itinerário prévio e posterior ao 25 de abril de 1974, no que respeita à importância da criação e à relevância de diferentes manifestações artísticas, enquanto formas de intervenção política, social e cívica, bem como celebrar e refletir o significado de Abril na história contemporânea de Portugal e do Mundo.



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Intervenção de Mário Augusto: “Do monocromático criativo à liberdade colorida - Como cinema e televisão se reinventaram com a revolução” - aqui.



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Intervenção de Anabela Mota Ribeiro: “Portugal 50/25: levantados de um chão triste, nasceram cravos (que só florescem em liberdade)” – aqui.

 


As partilhas das escolas

Neste Encontro, cinco escolas que integraram o Projeto EDA50, em 2023 - Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão), Escola Secundária Fontes Pereira de Melo (Porto), Agrupamento de Escolas José Estevão (Aveiro), Agrupamento de Escolas Gil Paes (Torres Novas) e o Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira (Santarém), mostraram excertos de documentários e filmes que traduzem os testemunhos recolhidos, cobrindo no seu conjunto diversas temáticas (A mulher e a resistência política; a cidade do Porto na oposição ao Estado Novo; o ensino: antes, durante e depois; associações locais de cultura; a escola na revolução; resistência política e educação).

Por último, foi apresentado um teaser do documentário “Rotas da Liberdade”, da Escola Portuguesa de Díli (uma escola que integra o projeto EDA50 em 2024), numa antecipação ao lançamento integral do produto no acervo do projeto.

Saliente-se que todos os produtos das escolas participantes estarão disponíveis no acervo do projeto - consulte aqui.

 

Aceda ao vídeo do Encontro e às apresentações das escolas aqui.











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