O Conselho Nacional de Educação (CNE) em parceria com a Universidade de Coimbra organizou o Seminário Lideranças escolares, quem são, o que fazem? que decorreu no dia 26 de setembro, no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
Com esta iniciativa, coordenada pela professora doutora Maria Assunção Flores, integrada nos trabalhos em curso no âmbito da 4.ª Comissão Especializada, Professores e outros profissionais da Educação, o CNE pretendeu dar um contributo relevante para o debate nacional em torno da temática das Lideranças escolares, a qual tem vindo a suscitar um interesse crescente, no panorama nacional e internacional, como fator impactante nas aprendizagens e resultados dos alunos.
O desafio à participação foi globalmente aceite, de forma entusiasta, por todos os intervenientes que generosamente aceitaram o nosso convite. Deste modo, foi possível concretizar, no período da manhã, uma conferência subordinada ao tema Espaços e condições de lideranças na escola democrática, proferida pelo professor doutor António Gomes Ferreira e um primeiro painel sobre a temáticas das Lideranças escolares que contou com a participação de representantes das associações de dirigentes escolares e o representante do conselho das escolas. No período da tarde abordaram-se múltiplas Perspetivas de Liderança com os contributos de um painel de investigadores. Diversificados e enriquecedores foram os espaços de interação com os restantes participantes no seminário que abriram portas e horizontes para a reflexão, análise e discussão alargadas, e sustentadas na evidência científica, face aos estilos e formas de exercício das lideranças no contexto escolar.
A avaliação dos trabalhos do seminário, realizada por 119 respondentes ao inquérito por questionário criado para o efeito, permitiu constatar graus de satisfação muito elevados face aos itens organização (91,5%), aos temas abordados (89%), à pertinência das intervenções (84,8%), à clareza das mesmas (87,3%) e ao tempo de participação do público para o debate (76,4%). Em algumas notas soltas, sob a forma de comentário, foi possível constatar a relevância atribuída pelos participantes a estas iniciativas que cumprem, no entender do CNE, com a missão da instituição de prestar um contributo relevante para a melhoria das políticas públicas em Portugal.