Conselho Nacional de Educação

No dia 16 de outubro de 2024, realizou-se a 156.ª sessão plenária do Conselho Nacional de Educação que contou com a presença da sua nova Secretária-Geral, Professora Doutora Nilza de Sena, que iniciou as suas funções no passado dia 5 de setembro.

A sessão iniciou-se com a conferência “A perspetiva de género no ensino superior em Portugal: construindo futuros”, proferida pelas investigadoras e professoras da Universidade de Coimbra, Virgínia Ferreira e Cristina Vieira que partilharam uma diversidade de resultados decorrentes da investigação que realizaram no âmbito do projeto ENGENDER.

Para saber mais : https://ces.uc.pt/pt/investigacao/projetos-de-investigacao/projetos-financiados/engender.

A conferência centrou-se especialmente na problemática da integração dos estudos de género nos curricula e nas práticas pedagógicas no ensino das universidades públicas portuguesas, seguindo-se um debate bastante participado.

As coordenadoras e coordenadores das seis comissões especializadas permanentes e da comissão eventual especializada relativa à educação e ao ensino da música, apresentaram ao plenário projetos e iniciativas previstas para 2025 e 2026, tendo em vista a elaboração do Plano de Atividades do conselho.

Seguiu-se a apresentação e discussão do projeto de parecer sobre o Projeto de Decreto Legislativo Regional n.º 15/XIII – “Cria Rede Pública de Creches da Região Autónoma dos Açores” de que foram relatoras as senhoras conselheiras Cristina Agreira e Matilde Rocha e os senhores conselheiros Luís Ribeiro e Jorge Ascenção.

Registe-se que foi a primeira vez que o Conselho Nacional de Educação elaborou um parecer no âmbito das atividades desenvolvidas pela Assembleia Legislativa Regional da Região Autónoma dos Açores. Após a discussão, com uma significativa participação por parte das conselheiras e conselheiros, o projeto de parecer foi aprovado.

 

 Plenario_Foto.jpg

 

X
Este site utiliza cookies. Aceita o uso de cookies externos ao nosso site? Sim Não Saiba mais
Para ver este site precisa de utilizar o Internet Explorer 8 (ou superior)
ou outro browser de internet.


Obrigado.