- Home>
- Notícias>
- CNE>
- CNE>
- Iniciativas>
- Seminários e Conferências>
- Lei de Bases do Sistema Educativo
Diálogos Intergeracionais na Formação de Professores - Recomendações
Uma equipa de investigadores, coordenada por Amélia Lopes, conselheira no CNE, desenvolveu uma investigação qualitativa, no âmbito do projeto, "50 anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais" (fytid.net), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC CEDEDG/1039/2021), a partir da qual apresenta um conjunto de recomendações ao nível da formação docente.
A investigação sobre o desenvolvimento de experiências de formação assentes em Diálogos Intergeracionais que decorreu em cinco instituições de formação de professores, (Instituto Politécnico de Leiria, Universidade de Évora, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), foi desenvolvida por uma equipa do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e culminou com a produção do documento, Diálogos Intergeracionais na Formação de Professores- Recomendações.
A partir de narrativas biográficas, este projeto teve como objetivos conceber, experimentar e avaliar estratégias de promoção do diálogo entre diferentes gerações de professores, no contexto da sua formação, e apoiar o desenvolvimento de dispositivos de socialização intergeracional, num tempo em que o envelhecimento da população docente e o exíguo acesso à docência, por professores mais novos, tornam escassas as oportunidades de interação profissional em imersão contextual.
Os resultados da investigação permitiram produzir um conjunto de recomendações de natureza político curricular para a formação de professores e que se traduzem em dois eixos temáticos.
O primeiro eixo incidiu sobre a Promoção de práticas intergeracionais nos cursos de formação de professores, nomeadamente:
- A criação de unidades curriculares cujo programa, objetivos e avaliação possam seguir um processo metodológico alicerçado em Diálogos Intergeracionais e na incorporação transversal desta metodologia em todas as unidades curriculares ao nível das práticas pedagógicas, dos conhecimentos e das competências a desenvolver (como era, como poderá ser);
- O uso de métodos pedagógicos biográfico-narrativos por parte de formadores de professores na sua atividade letiva que permitam a contextualização vivida do currículo;
- O desenvolvimento dos estágios como relações intergeracionais, espaços de conversação comuns entre professores veteranos e professores, estudantes ou principiantes;
- A criação de tempos regulares de partilha de práticas, problemas profissionais, princípios éticos e teóricos, entre gerações de professores, constituem-se como oportunidades para melhorar a qualidade da formação docente.
O segundo eixo focou-se no Reforço da valorização da profissão docente, nomeadamente:
- No desenvolvimento e divulgação de investigações que documentem e analisem a experiência dos docentes veteranos, contribuindo para a produção de conhecimento sobre a profissão real;
- Na realização de mostras de experiências intergeracionais, como forma de tornar a profissão docente mais atrativa, dando conta da sua complexidade e riqueza para os futuros profissionais, potenciando o processo de identificação com a profissão e a construção da profissionalidade como um projeto.
- Na criação de modalidades de formação contínua que se constituam em oportunidades para a reflexão crítica dos professores sobre a sua biografia pessoal e profissional, fazendo uso de retratos de vida, nas suas versões multimodais, como formas de promover a valorização da profissão docente junto da sociedade, bem como fazer uso regular de práticas intergeracionais nas escolas e agrupamentos como fator de desenvolvimento profissional e de melhoria do sistema educativo.
No entender da equipa de investigadores estas recomendações propõem-se contribuir para a atratividade, qualidade e valorização da profissão docente. Com base nos benefícios diretos observados e nas experiências relatadas, pretende-se potenciar um ambiente formativo mais integrado e colaborativo, que valorize o conhecimento vivido e a troca de experiências entre diferentes gerações de professores.
Link para o projeto:https://fytid.net/