Conselho Nacional de Educação


No dia 12 de fevereiro, na Casa de Espetáculos e da Cultura da Sertã, realizou-se o seminário "Políticas e práticas educativas: contributos do Conselho Nacional de Educação (2022 – 2024)". Esse evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Educação, em parceria com a Câmara Municipal da Sertã e com o Agrupamento de Escolas da mesma localidade. O evento contou com uma conferência proferida por Mariano Fernandéz Enguita, intitulada "La carrera entre educación y tecnologia, un desafio social, institucional y profisonal", na qual foram explorados os desafios colocados à educação pela transição digital, empoderada por Inteligência Artificial (IA).


Na sua intervenção, Mariano Enguita destacou que o desenvolvimento humano tem sido moldado por diversas fases de artificialização, designadas como "ondas evolutivas". A primeira destas ondas corresponde ao aparecimento da linguagem falada, elemento fundamental do processo de hominização. A segunda onda é marcada pela intervenção da escrita, que possibilitou o registo, a preservação e a integridade da informação, tanto ao longo do tempo (diacronicamente) como no presente (sincronamente).

Seguidamente, o orador sublinhou a relevância da imprensa, que constituiu a terceira onda, transformando os sistemas educativos ao permitir a massificação do ensino e a expansão do conhecimento. A quarta onda, impulsionada pelo surgimento do computador e pelo início da era digital, deu lugar à quinta onda, marcada pela ascensão da Inteligência Artificial, que trouxe uma transformação profunda e sem precedentes na história da humanidade, revolucionando os processos de produção e partilha de conhecimento. Neste domínio, o orador refletiu sobre os impactos que estas transformações podem ter, nomeadamente na forma como a aprendizagem é organizada, nas infraestruturas educativas e na reconfiguração das competências associadas aos recursos humanos ligados à educação. Assente num processo evolutivo que tem potencial de questionar a nossa identidade e capacidades, a progressiva simbiose entre os dispositivos proporcionados pela IA e a atividade educativa constitui o maior desafio que as instituições educativas enfrentam.

Esta conferência enquadrou-se no esforço contínuo do CNE em promover a reflexão sobre as políticas educativas e os desafios emergentes, contribuindo para a discussão sobre o futuro da educação em Portugal e no mundo.






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