CNE organizou em Alvalade, o Encontro EDA50, À Descoberta de Abril: Aprendizagens Intergeracionais
A sessão de abertura contou com as intervenções de Dina Paulino, Diretora do AE de Alvalade, Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva das Comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, e Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação. Dina Paulino destacou a importância do projeto EDA50 enquanto espaço de celebração da liberdade, alicerçado no diálogo intergeracional que transforma a escola num espaço de verdadeira cidadania onde se cruzam memórias, experiências e aprendizagens. Através do projeto EDA50, as escolas “souberam dar sentido ao legado de Abril, com criatividade, empenho e compromisso”.
O Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Domingos Fernandes, recordou que para o CNE assumir este projeto foi um imperativo cívico, de cidadania e uma forma de celebrar a liberdade com as comunidades educativas. Simultaneamente, com este projeto, foi possível repensar formas de trabalhar nas escolas, criaram-se outras dinâmicas, desenvolveu-se uma cultura de participação, de inovação pedagógica, onde o diálogo, o trabalho colaborativo, a interação social e a pedagogia de projeto substituem as pedagogias da conformidade. Os trabalhos desenvolvidos pelas escolas e os encontros realizados pelo CNE representam “uma marca significativado ponto de vista cultural, social, científico e político”.
Fotografia: Dina Paulino, CNE
Fotografia: Maria Inácia Rezola e Domingos Fernandes, CNE
A Comissária Executiva da Comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 abril de 1974, Maria Inácia Rezola, agradeceu ao CNE a iniciativa EDA50, enquadrada nas comemorações da revolução de Abril, salientando o caráter inovador deste projeto, não só porque fomenta o trabalho colaborativo e pedagógico em torno dos valores de Abril, mas, também, porque promove aprendizagens intergeracionais onde o presente e o passado dialogam e as memórias tornam-se “matéria viva” através da qual os jovens escutam, interpretam e recriam os valores da liberdade e da democracia.
O Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Domingos Fernandes, recordou que para o CNE assumir este projeto foi um imperativo cívico, de cidadania e uma forma de celebrar a liberdade com as comunidades educativas. Simultaneamente, com este projeto, foi possível repensar formas de trabalhar nas escolas, criaram-se outras dinâmicas, desenvolveu-se uma cultura de participação, de inovação pedagógica, onde o diálogo, o trabalho colaborativo, a interação social e a pedagogia de projeto substituem as pedagogias da conformidade. Os trabalhos desenvolvidos pelas escolas e os encontros realizados pelo CNE representam “uma marca significativa do ponto de vista cultural, social, científico e político”.
Assista à Sessão de abertura:
Fernando Gaspar, artista plástico português, autodidata, inteiramente dedicado às artes desde 1986, tem realizado inúmeras exposições individuais e coletivas pelo mundo, e é o autor da obra Dia-Flor, criada especificamente para prestar identidade gráfica aos encontros EDA50. Este quadro tornou-se a imagem de “marca” do EDA50 e o seu autor participou neste encontro, partilhando com os presentes a importância de Abril no seu percurso profissional.
Veja e oiça o testemunho de Fernando Gaspar
No final da manhã e no início da tarde do encontro, seis dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas (AE/ENA) que em 2024 entraram na aventura EDA50, apresentaram os seus produtos: Rostos de Liberdade, do AE de Cister – Alcobaça; Sociedade e Educação, do AE Santa Comba Dão; Memórias da Nossa Escola, do AE André de Gouveia – Évora; Memórias Arcuenses do 25 de Abril, do AE Arcos de Valdevez; Somos Livres, do Colégio Internacional de Vilamoura e Isolados no Nordeste, do AE Miranda do Douro. A recolha de informação e de vivências do antes, durante e após o 25 de abril, traduzida nos trabalhos desenvolvidos pelos professores e pelos alunos das escolas presentes no Encontro EDA50, representam o compromisso de todos com Abril e o papel da escola enquanto espaço de transmissão de valores, de debate e de criação de futuro.
Visualize o trabalho das escolas
Alunos, professores e diretores, que integraram o projeto EDA50, podem rever no Acervo EDA50 o legado da memória do antes, durante e após 25 de abril. Este é um espaço construído nas escolas e pelas escolas, atualmente agora alojado no site do Conselho Nacional de Educação e que ficando disponível para todas as comunidades educativas do país.O encontro teve, ainda, um espaço de debate em torno da questão O que aprenderam as escolas? no qual participaram alunos, professores e diretores, sob a moderação de Ana Sérgio, Assessora Técnico-Científica do CNE.
Em síntese a importância do EDA50 como promotor de cidadania nas escolas através de oportunidades de ensino e aprendizagem, foi sublinhada pelo Diretor do Centro de Formação Professor João Soares, Pedro Miguel Pereira. Esta relevância foi reforçada pelo Presidente do CNE, Domingos Fernandes, ao enaltecer os momentos relevantes e reflexivos apresentados no 7º Encontro EDA50, reconhecendo a sua dimensão pedagógica para na construção de uma cidadania livre e democrática. Sem dúvida, trata-se de uma forma de fortalecer o espaço público da educação no qual o CNE participa ativamente no cumprimento da sua missão.