António Almeida Ribeiro e Ana Maria Bettencourt Manuela Galhardo Painel de comentadores A apresentação pública, em Portugal, do Relatório da UNESCO de acompanhamento da Educação Para Todos decorreu no Conselho Nacional de Educação, numa iniciativa conjunta do CNE com a Comissão Nacional da UNESCO.
Intitulado “
Os jovens e as competências: pôr a educação a trabalhar”, a edição deste ano dá especial enfoque às necessidades dos jovens em matéria de competências, considerando que é urgente adequar as aprendizagens às necessidades do mundo laboral.
No relatório, a UNESCO manifesta apreensão com o desinvestimento em matéria de educação, em particular devido à crise económica e financeira, e com a possibilidade real de não serem alcançados os objetivos da Educação Para Todos (EPT), quando faltam apenas três anos para terminar o prazo acordado entre mais de centena e meia de países. O compromisso com esses objetivos foi assumido em 2000, em Dakar.
Na sessão de abertura da apresentação pública do relatório participaram António Almeida Ribeiro, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, e Ana Maria Bettencourt, Presidente do Conselho Nacional de Educação.
A apresentação do Relatório Mundial da UNESCO 2012 - Os jovens e as competências: pôr a educação a trabalhar, foi feita pela Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO, Manuela Galhardo.
A sessão encerrou com um painel de comentários às conclusões do relatório, moderado pela jornalista Bárbara Wong, em que participaram: Ivo Costa Santos, Presidente da Direção do Conselho Nacional da Juventude; Luís Rebelo, Presidente da Federação Académica do Porto; Armindo Monteiro, Presidente do Conselho de Administração da COMPTA; Ana Cláudia Valente, Investigadora no DINÂMIA-CET (ISCTE) e no CEPCEP (UCP); Joaquim Coimbra, da FPCE/Universidade do Porto.
Intervenção da Presidente do CNEApresentação do RelatórioResumo do Relatório (Inglês)