A convite da Assembleia da República, uma delegação do CNE participou numa das sessões nacionais do Parlamento dos Jovens que, na edição de 2011/2012, adotou o tema das Redes Sociais, com uma cambiante de Combate à Discriminação para os alunos do ensino básico e uma outra de Participação e Cidadania para os do ensino secundário.
Mais uma vez está de parabéns a Assembleia da República pela organização desta iniciativa, mas também pela persistência com que anualmente mobiliza um número significativo de escolas, professores e alunos, prestando assim o seu tributo à promoção da educação para a cidadania.
Neste processo os alunos são incentivados a interessar-se pela discussão de problemas da atualidade, que debatem entre pares e com outros atores, e procuram intervir na sua solução através de processos de decisão democrática. Aprendem a argumentar, respeitando as opiniões dos outros e melhor fundamentando as suas. Descentram-se dos seus interesses individuais para defender coletivos em contexto de representação.
É neste sentido que, na sessão de abertura, a Presidente da Assembleia da República se referiu a este exercício como o momento em que o parlamento se torna “mais parlamento porque junta os protagonistas do futuro”. E sobre o tema das Redes Sociais e da Participação e Cidadania neste contexto, alerta para o facto de cada vez mais cedo nos tornarmos donos do mundo pela capacidade de interação e contágio, cujas consequências nem sempre medimos. Nas suas palavras, “interagimos cada vez mais, somos cada vez mais cedo donos do mundo”, pelo que “a nossa responsabilidade cresce”.
Quanto à escolha do tema, a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência considera ser de particular interesse promover a reflexão dos jovens sobre as redes sociais e o papel que desempenham na sociedade, ao nível local e global, como fator de desenvolvimento do conhecimento pessoal e coletivo.
As redes sociais são uma experiência coletiva e de cidadania, pelo que o apelo à responsabilidade deve ser permanente. A escola também tem um papel a desempenhar na aprendizagem destes processos e, por isso, também apela a que “na escola se inclua a pedagogia da cidadania”.
Mais informação sobre esta iniciativa está disponível no endereço http://app.parlamento.pt/webjovem2012/index.html